III Semana de Meio Ambiente
VALMIR ATHAYDE
Formado em Engenharia Química na Escola de Engenharia Mauá (São Caetano do Sul -SP), Pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (Fei –SP) e Gestão Ambiental (Unicsul –SP), trabalhando na M&G a 31 anos, ocupando funções nas áreas de processo, produção e nos últimos 9 anos responsável da área de QHSE na unidade da M&G Polimeros em SPE.
NAILZA ARRUDA
Sócia Diretora da empresa de consultoria ambiental MOTIR-ON Soluções Integradas, bióloga licenciada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutora em engenharia civil na área de tecnologia ambiental e recursos hídricos. Experiência de mais 20 anos na área de meio ambiente e sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes, resíduos sólidos, gestão ambiental e licenciamento ambiental de grandes empreendimentos industriais e organizações públicas.
HELLDER NOGUEIRA
Possui Graduação em Química Industrial, Analista Ambiental e Gerente da Unidade de Controle de Fontes Industriais (UCFI) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH)
NÉLIA LIMA
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), na qual participou de pesquisa de extensão de Qualidade de Águas de Poços Artesianos. Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), cuja concentração de área foram os processos de Transferência de Massa e Processamento de Óleos Vegetais. Atualmente docente da Faculdade Estácio do Recife nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Petróleo e Gás. Participando, nesta instituição, de projeto de pesquisa em gerenciamento de resíduos de laboratório de química, e outrora envolvida com estudos para soluções de engenharia para problemas ambientais urbanos e desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Desenvolveu junto ao corpo docente, fóruns de sustentabilidade e duas edições do fórum integrador com discussões em Petróleo e Gás. Tem como objeto de estudo: meio ambiente, controle de qualidade, gerenciamento de rejeitos sólidos, tratamento de efluentes, otimização de experimentos e gestão de melhoria contínua.
JULIANA LUCENA
Possui Graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Ipojuca desde dezembro de 2008, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência profissional como engenheira de produção em indústria de embalagens metálicas e indústria de pás de aerogeradores, com ênfase em processos de fabricação, planejamento e controle da produção, gestão da produção, indicadores de produtividade e qualidade de processos.
EDUARDO MAIA
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2000). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco (2012), tendo obtido os títulos de Mestre (2003) e Doutor (2011) nos anos anteriores pela Universidade Federal de Pernambuco onde se especializou em Geotecnia Ambiental. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Pernambuco (Campus Recife), onde coordena o Grupo de Poluição e Contaminação Ambiental do IFPE, lotado no departamento de Saneamento. Também leciona na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) no departamento de Engenharia Ambiental, Química e Ciências Biológicas. Professor colaborador do Mestrado do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) na área de contaminação ambiental.
Convidados
TIANA XIMENES
Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Pesquisadora no GAMPE- Grupo de pesquisa em Gestão Ambiental de Pernambuco (2015); Atualmente é Mestranda no Programa em Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco -UPE e Mestranda no Programa de Mestrado profissional do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE.
HERNANDE PEREIRA
Doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Mestre em Sensoriamento Remoto com domínio conexo em Geoprocessamento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, Especialista em Fotogrametria Aplicada a Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduado em Engenharia de Minas pela UFPE. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE. É Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. É Professor e pesquisador do IFPE. É Coordenador do GEOSERE-Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto e da Estação de Recepção de Imagens de Satélites - RRS (Recife Receiving Station) da UFRPE. Consultor em cartografia temática, sensoriamento remoto e geoprocessamento da FADURPE (Fundação de Desenvolvimento Educacional Apolônio Salles). Consultor da Agência CONDEPE/FIDEM do Governo de Pernambuco no mapeamento com imagens de satélites de alta resolução espacial da Região Metropolitana do Recife. Consultor em Geoprocessamento e Perito Judicial da Justiça Federal, seção judiciária de Pernambuco.
KARINA CALDAS
Graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Técnica em Intérprete e Tradutora em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra. Foi monitora do componente curricular Gestão de Unidades de Conservação, e monitora do componente curricular em Sensoriamento Remoto Aplicado ao Meio Ambiente, no curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental no IFPE. Estagiária do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (GEOSERE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi bolsista do Programa BIA (Bolsa de Incentivo Acadêmico) pela FACEPE ( Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC pelo CNPq ( Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e no momento está como bolsista do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex), no IFPE.
MARIA ALICE BORGES
Graduanda no curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Participa do projeto de pesquisa Curso de Utilização de Software Livre e suas Aplicações no Programa Institucional de Extensão (PIBEX). Participou do Grupo de Pesquisas de Resíduos Sólidos da UFPE, através da bolsa PICBIC-AF e do projeto de pesquisa Alterações das propriedades físicas, químicas e microbiológicas de resíduos sólidos urbanos envelhecidos em aterros encerrados e suas consequências nos efluentes líquidos e gasosos. Participou do grupo de pesquisa do CNPq Sensoriamento Remoto no Monitoramento de Mudanças Climáticas e Desastres Naturais no GEOSERE (Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto) localizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).